ADESC | ARQUIVAR – Gestão de Documentos
      Você nunca terá sucesso em vendas sem essa estratégia.

Foto Divulgação
Muito se engana se você pensa que nutrir um cliente fiel a sua marca, administrá-lo, se fará pelo simples fato de manter a lista de cadastro atualizado. O conhecido Funil de Vendas mostra-lhe que na verdade, é algo muito maior que isso. Além de atrair clientes potenciais, ele fará com que você nutra os clientes que já possua, fazendo com que eles estejam fidelizados a sua marca.

Hoje em dia, com o acesso a informação de forma mais rápida, o público está com muito mais interesse e muito mais exigente sobre a prestação de serviço; prefere pagar mais por um melhor atendimento, por exemplo. Sem contar que estão constantemente acompanhando as novidades dos produtos que atendem a suas demandas específicas. É aí que se torna essencial o acesso a ferramentas e técnicas de Marketing que possam torna-lo algo mais real.

É nesse momento que você pensará: “Mas eu acompanho os meus clientes sempre. Tenho uma lisa com e-mail, com o nome dos visitantes, com o endereço de todos eles. Além disso, participo das redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter, e sei bem o número mensal dos visitantes que acessam o meu site”.

Infelizmente, se você acha que com esses dados acima irá conseguir aumentar o seu volume de vendas final, está redondamente enganado. Para ampliar suas chances, é preciso que você vá muito além disso. É preciso que você descubra quais os motivos que levaram o seu público a optar (ou não) pela sua empresa, pelo seu produto. Só assim você conseguirá prosperar dentro de um mercado amplamente competitivo e dinâmico.

O que é um funil de vendas?

Também conhecido como pipeline, o funil de vendas nada mais é do que um processo que consiste em acompanhar o cliente a partir do momento que ele percebe que está com a solução para o problema até a conversão da venda (fechamento do negócio) e pós-venda.

É um modelo que envolve muita estratégia e que mostra claramente cada uma das etapas passadas pelo cliente até que se feche a compra. O funil mostra exatamente isso: cada parte que o seu lead irá passar, desde os mais variáveis itens disponíveis no mercado que terminará, por fim, a compra. Como fica claro, ele não é um único processo, mas parcelado em várias etapas. São elas: Topo do funil, meio do funil e fundo.

Topo do funil de vendas: O topo é aquela parte mais larga do funil, conhecido também como a parte da consciência. Nessa etapa, a pessoa ainda não tem a necessidade ou consciência do problema que ela tem. Trocando em miúdos, ela não está buscando o seu produto ou serviço de forma direta. E é por isso que nessa fase ela não é considerada cliente real (ainda).

A ideia nessa fase é tornar o seu visitante como comprador real e por ser assim, nessa Fase que citamos, a importância se dá em aumentar o tráfego para conseguir atrair os futuros clientes, gerando mais leads. O objetivo é fazer com que esse lead perceba que possui uma necessidade e por tal, tenha interesse em adquirir algum produto que você venda, avançando dessa forma para o meio do funil.

Meio do funil de vendas: É nessa camada que o seu lead descobriu que tem algum problema e está precisando de alguma coisa, e vai à busca da solução do problema que ele detectou. É nessa fase que ele terá a intenção de consumir o serviço ou o produto que você tem, mas que tem bastante dúvida se dele deverá comprar ou não.

É nessa fase que ele deverá pesquisar de forma mais profunda sobre as soluções que a sua empresa oferece para o problema que ele tem, e decide se ele vai ou não adquirir esse item que está sendo anunciado por você. Aqui é muito importante que você tenha o seu lead nutrido com informações relevantes, fazendo-o decidir pelo seu produto ou serviço. Quando ele tem essa informação clara, ele passa para o fundo do funil.

Fundo do funil de vendas: essa é a última parte. Nela, o lead finalmente avalia o produto e o serviço que você tem, fazendo comparações com outras empresas e escolhe qual a alternativa melhor lhe convém. E lógico que, se você acompanhou todo esse processo, você tem muito mais chances de fazer com que ele compre com você, efetivamente.

Como desenvolver o funil de vendas?

Como explicamos acima, ele é separado em três partes diferentes e que por tal, precisam de informações específicas e úteis para cada etapa elaborada.

No topo: nessa fase, o conteúdo deverá ser objetivo, fazer com que o público descubra que há um problema e que ele tem que ser resolvido. As informações que forem oferecidas aqui deverão ser amplas e de fácil acesso, já que nessa fase eles se quem possui conhecimento do problema. Atendimento facilitado também é uma opção aqui. Utilize-se das Mídias Sociais, já que a ideia é trazer o tráfego, post no blog e Newsletter.

No meio: nessa fase, o conteúdo deverá ser mais informativo ainda! Você precisará apresentar soluções úteis para a sua persona. A principal dica nesse período é capturar o máximo de dados possíveis sobre o cliente, já que aqui se inicia um relacionamento com o consumidor. Utilize-se de Post no blog e e-book.

No fundo: aqui é a hora em que você falará de modo aberto e franco sobre a sua empresa e sobre como você tem a solução para o problema dela. Aqui, você deverá se posicionar como melhor solução do mercado porque, com certeza, ele já sondou outras empresas por aí. Utilize-se de Cases de clientes, Webinars de vendas, por exemplo.

Vantagens de fazer um funil de vendas

Muito além de ter o conhecimento de número de visitas o seu site ou em uma determinada página do site ou o número de vendas, você ganha outras ferramentas. Observe:

– Melhor conhecimento sobre a equipe com quem trabalha: através dele você conseguirá ver melhor o desempenho daqueles que trabalham com você. Em cada um dos métodos que citamos será possível mensurar posteriormente a produtividade, apontando dificuldades e resultados conquistados pelo grupo.

– Maior produtividade: conforme as pessoas sabem que os dados serão acompanhados e avaliados, elas terão mais empenho em corresponder às expectativas, apresentando melhores resultados. Assim sendo, a sua equipe terá muito mais foco e esforços, otimizando a gestão e o tempo para que ele seja muito mais produtivo.

– Gestão otimizada: o objetivo de utilizar o funil de vendas é a padronização do ciclo de vendas, tornando-o muito mais objetivo e ágil. Assim sendo, a equipe que for responsável pelo gerenciamento ganha mais assertividade, promovendo maior chance para conseguir fechar o negócio final.

– Aproveitamento das oportunidades de negócio: tendo tudo organizado, você conseguirá enxergar o status da venda e as chances que o negócio tem de ser finalizado. Assim sendo, as estratégias para aumentar essa possibilidade acabam aumentando, já que você sabe onde e como agir, bem como criar um plano de ação para agir nos locais em que os seus possíveis clientes necessitem de outra demanda, que até o então, não foi trabalhada.

Ao longo desse relacionamento com os clientes que você irá construir com o tempo, você conseguirá obter informações de pura relevância, que irão te apontar a caminhos novos que servirão para aperfeiçoar os serviços que você ou a sua empresa oferecem, bem como melhorias nos produtos desenvolvidos.

Quando se identifica essas informações, consegue-se suprir as necessidades para além do esperado, atingindo a expectativa do cliente quando ele diz que espera algo extraordinário. E é dessa forma que você fará com que o cliente se sinta parte de sua conquista, o fidelizando e fazendo com que ele milite em favor da marca, sem pagar nada a mais por isso. O resultado será único: aumento considerável no volume de vendas.

       Jovem Empresário

      Veja Mais
  Arquivar chegou em Uberlândia


  Software GED


  Armazenamento em Nuvem


  Dia das Mães


  Institucional


  Dia do trabalhador


  Dia da Contabilidade


  Digitalização


  Institucional


  Regras gerais de Digitalização


  Páscoa


  Guarda Física de Documentos


  Em época de Pandemia a importância da digitalização de seus documentos.


  Software Workflow


  Institucional


  Dia da mulher


  A importância do armazenamento na nuvem


  Porque autoconhecimento é importante para liderar?


  Dia da Amizade


  Institucional


  Digitalização


  Como treinar o seu cérebro para manter o foco


  Digitalização


  Dia do Empresário Contábil


  Conheça nossa empresa


  Software GED


  Feliz Ano Novo


  Feliz Natal


  Guarda Física de documentos


  Institucional


Proximo >
ADESC - Arquivo é Patrimônio - GED Uberlândia
ADESC - Arquivo é Patrimônio - Microfilmagem Uberlândia